segunda-feira, 31 de março de 2014

Webradio

Com o advento da web, empresas brasileiras em geral criaram suas páginas na internet para uma interface com o consumidor. O rádio viveu o mesmo processo e muitas emissoras passaram a ter um site na rede, com informações sobre a empresa e os locutores, leras de músicas, tabela e  anúncios publicitários, etc. Aos poucos, as rádios também passaram a ofertar a transmissão on-line, isto é, um único produto midiático podendo ser acessado simultaneamente no aparelho de rádio e no computador.

terça-feira, 25 de março de 2014

Semiótica

O termo Semiótica vem do grego semeiotiké que significa “a arte dos sinais”.
Ela é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação.A semiótica se ocupa do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia; por isso dizemos que ela é mais abrangente que a lingüística, pois esta se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, ao ponto que a Semiótica tem por objeto qualquer sistema sígnico. 



Referência: www.uems.br

Evento Online


Participem : http://encontrovirtual.wordpress.com/2014/03/17/fernando-pimentel-da-ufal-participa-do-debate-de-294/

segunda-feira, 24 de março de 2014

Estão sabendo dessa ? Marco Civil da Internet ?

http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/entenda-o-que-e-o-marco-civil-da-internet/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante


O que é texto hipertextual ?

O termo ‘hipertexto’ foi cunhado por Theodor Holm Nelson em 1964, para referir uma escritura eletrônica não-seqüencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real.Diferentemente do que o texto de um livro convencional, o hipertexto não tem uma única ordem de ser lido.  A leitura pode dar-se em muitas ordens. Tem múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir. Há maior liberdade de navegação pelas informações como se estivéssemos imersos num continuo de discursos espalhados por imensas redes digitais.

Exemplo:



Referência:Linearização, Cognição e Referência: O Desafio do Hipertexto.Luís Antônio Marcuschi/Ufpe 
          



Um hiperlink é um link para uma publicação. Quando você clica no link, o destino vinculado é aberto. O destino é geralmente outra página da Web, mas também pode ser uma imagem, um endereço de email ou um programa. O hiperlink propriamente dito pode ser um texto, uma imagem ou uma forma. Hiperlink ou hiperligação é qualquer elemento de um hiper texto (páginas web) que façam referência a outro texto ou a outra parte deste texto. Ou seja, qualquer área clicável de uma página web é um hiperlink.

Exemplo de hiperlink: :https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/historia-da-internet/tudo-sobre-internet/o-que-e-internet/o-que-e-um-hiperlink

sexta-feira, 21 de março de 2014

Mapa Conceitual



Tecnologias de informação e comunicação na sala de aula - Claudemir Viana


O que é Mooc?


Bom,meu nome é Carol, e Mooc é um curso online aberto, que oferece a um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos de forma prática.Esse mecanismo de ensino é uma maneira de contribuir com a aprendizagem através de aulas de vídeo, fóruns de discussão e atividades de avaliação, se tornando uma ferramenta de interatividade,porém esses cursos podem ser vistos no youtube de uma forma desorganizada, pelo fato de ser amplo e acabam perdendo a sua originalidade. Referência:humanidadesdigitais.org

É um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência. Em Ciência Política, a autonomia de um governo ou de uma região pressupõe a elaboração de suas próprias leis e regras sem interferência de um governo central nas tomadas de decisões.

Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas.



Em Educação, a autonomia do estudante revela capacidade de organizar sozinho os seus estudos, sem total dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis. Quando se fala em Ensino e-Learning ou EAD (Ensino à distância) pretende-se que o estudante aplique o conceito de autonomia na educação

Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA)



Significa os meios de comunicação de massa (imprensa, televisão, rádio, internet, telefone, teatro, cinema, dança etc.). Curiosamente, trata-se da adoção, no Brasil, da pronúncia inglesa para a palavra latina "media" (sem aceito, plural de "medius", que quer dizer "meio"), retirada da expressão "mass media" que, à sua vez, os ingleses extrairam da locução latina "media communicationis" (meios de comunicação). Em suma, os ingleses escrevem "media" e pronunciam "mídia". Já os porgugueses não se deixaram contaminar pela língua inglesa e escrevem média, tal como a pronunciam. "Multimídia" (ou multimédia, em Portugal) emprega-se para referência a dois ou mais daqueles meios de comunicação de massa.

“A Capital da mídia social do universo
Para obter o melhor das plataformas de mídia social precisamos primeiramente entender o que cada uma representa e como podem beneficiar o seu negócio; mais importante, precisamos desenvolver uma compreensão natural sobre nossos clientes, do que eles precisam e a razão de suas necessidades

O conceito de convergência,

no dicionário, nos ajuda a entendermos o termo convergência das mídias já que convergência significa interação. Nesse caso especifico significa a interação entre dispositivos. Exemplo é o aparelho celular que assumiu varias funções. Hoje um celular tira fotos, envia e recebe mensagens, navega na internet, entre outras coisas.



A convergência das mídias nos faz refletir sobre as funcionalidades agregadas as máquinas de comunicação observando que não são apenas para se comunicar, mas, informar, compartilhar e produzir novas informações.



Ambientes Virtuais de Aprendizagem


"Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos."

Ambientes Virtuais de Aprendizagem


terça-feira, 18 de março de 2014

Interação e Interatividade


TIC e sua importância na educação





Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.