LOGO é visto como recurso de apoio às metodologias baseadas nas concepções de Piaget sobre ensino‐aprendizagem de saberes que conhecemos por construtivismo. O LOGO é uma linguagem de programação interpretativa baseada na linguagem LISP, podendo ser utilizada de forma interativa. Em seu aspecto psicológico está fundamentado nas idéias de Piaget, isto é, o saber não é apenas transmitido para o aluno, mas o aluno é levado à interagir com objetos de aprendizagem para desenvolver concepções e pontos de vista diferenciados, no caso o computador. O LOGO tem com base os seguintes aspectos metodológicos: (a) O controle do processo de aprendizagem centrado no aprendiz; (b) A chance de o aluno aprender na ação seguindo a lógica da ação em Piaget; (c) O erro enquanto parte do processo de ensino‐aprendizagem e a ação‐prática reflexiva de Schön pode ser agregada às concepções de Piaget em uma teoria da atividade LOGO. A atividade LOGO, portanto, torna explícito o processo de aprender de modo reflexivo e motivador, permitindo o resgate da aprendizagem pela descoberta, fato que provoca mudanças na abordagem do trabalho escolar.
referência: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Cibelle-Amorim_Karla-Colares_Mixilene-Santos-e-Jose-Santana.pdf
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