Os Sistemas Tutores Inteligentes, por meio da tecnologia de agentes, viabilizam a construção de ambientes de aprendizagem dinâmicos e adaptativos, tornando-os mais propícios ao desenvolvimento da autonomia do educando, principalmente por privilegiarem um modelo de ensino centrado no aluno, no qual este tem uma participação mais ativa no processo de aprendizagem. Os Sistemas Tutores Inteligentes podem aumentar o nível de interação do aluno em cursos a distância, à medida que implementam estratégias para supervisionar as suas ações e propor alternativas dinamicamente, de acordo com os princípios e a proposta pedagógica do curso em questão, em uma atuação que não sobrepõe a atuação do tutor, mas que visa agregar valor e qualidade às interações em um ambiente virtual de aprendizagem. Viccari (1990) apresenta uma definição mais detalhada ao considerar os STI como “Programas que, interagindo com o aluno, modificam suas bases de conhecimento (aprendem), percebem as intervenções do aluno, e possuem a capacidade de adaptar as estratégias de ensino de acordo com o desenrolar do diálogo.” A definição de Viccari evidencia que uma das principais funções de um STI se refere à composição de interações educacionais de forma dinâmica.
Referência: www.abed.org.br
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