segunda-feira, 5 de maio de 2014

As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas.

Como utilizar as TIC no processo de inclusão educacional das crianças especiais? 

Em Portugal o governo implementou um programa de distribuição/utilização de computadores pessoais para cada aluno chamado Magalhães (por analogia ao nome do navegador português de iniciou a primeira circum-navegação ao globo – Fernão de Magalhães). Estes computadores pessoais são produzidos expressamente para a Educação e integram-se na arquitetura de equipamentos que são desenvolvidos em outros países para propósitos idênticos. Só no presente ano letivo (2010/2011) estima-se que serão distribuídos pelas escolas a preços dependentes das capacidades econômicas das famílias dos alunos (de grátis até 150 Euros) 250.000 computadores pessoais “Magalhães”.

Este programa, juntamente com outros ambiciosos programas de equipamento das escolas com “data-shows”, “quadros interativos”,rede wireless, etc., constitui vasto programa de equipamento das escolas portuguesas com o acesso e utilização das TIC.
Em relação aos alunos com deficiência foram criados 27 centros de Avaliação e de Recursos das TIC que procuram assegurar por todo o país a avaliação e equipamento das escolas com a tecnologia de Apoio que os alunos com NEE (necessidades educativas especiais) necessitam.
Este processo é ainda muito recente e existem muito poucos estudos sobre o seu efetivo impacto na Educação e na Educação Especial, mas todo este processo tem sido apresentado pelo Governo como uma bandeira de evolução e de modernidade do sistema educativo.





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