segunda-feira, 5 de maio de 2014

Redes Sociais Online (RSO)


Sistemas que permitem a interação entre pessoas, o compartilhamento de informações e a formação de grupos – as chamadas Redes Sociais Online (RSO). 
Nas sociedades urbanas, o consumo da mídia é a segunda maior categoria de atividade depois do trabalho e, certamente, a atividade predominante nas casas [Castells 1999]. 
A massificação do uso da Internet na chamada “sociedade em rede” está proporcionando grandes mudanças em diferentes âmbitos da sociedade contemporânea. Segundo Castells (1999), o surgimento de um sistema eletrônico de comunicação de alcance global que possibilita a integração de todos os meios de comunicação e que possui interatividade potencial está mudando e mudará para sempre nossa cultura. Contatar pessoas, compartilhar sons, imagens ou vídeos, discutir sobre temáticas específicas, são suscitam a participação dos envolvidos para compartilhar informações, fatos experiências relacionadas ao evento. 
Alguns dos “serviços” disponibilizados pelos sistemas que convocam os usuários a participar ativamente nas redes, produzindo e consumindo diferentes mídias. 
Segundo Boyd e Ellison (2007), em termos gerais, uma RSO deve permitir a construção de um perfil (semi)público delimitado dentro de um sistema,articular uma lista de usuários com quem é possível compartilhar uma conexão, e possibilitar a visualização e a navegação pelas conexões criadas por um usuário. Para Mislove et al. (2007) três componentes são essenciais nas RSO: usuários cadastrados, possibilidade de criar links entre usuários e a possibilidade de segmentar os links em grupos, reunindo usuários cominteresses comuns. Uma RSO, na visão de Ellison et al. (2009), deve permitir a representação digital de nossas conexões com outros usuários sendo essas conexões estabelecidas a partir de solicitação ou de aceitação de requisições realizadas por amigos ou outros contatos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário